Nossa... deixem eu tirar as teias de aranhas e as traças do meu blog antes de criar este post. O post de hoje fala sobre a inacreditável simpatia dos vendedores holandeses quando mercadorias são devolvidas. Não, eu não estou sendo sarcástico :)
Esses tempos eu comprei uma bermuda e paguei mais ou menos uns 40 EUR. Entretanto, a bermuda não era muito o que eu estava procurando. Depois de comprá-la, continuei a minha caminhada pelo centro e entrei em uma outra loja, onde encontrei uma bermuda maneira e mais barata. Comprei ela também... mas como um bom gringo, fiquei pensando que fiz uma mau negócio comprando a primeira bermuda e voltei na loja para ver se não dava para devolver. Ao chegar por lá eu pensei que eu teria que usar o valor da bermuda para trocar por outra coisa no mesmo valor. Cheguei lá e a conversa foi assim:
"Olá! Eu mudei de idéia e gostaria de devolver esta bermuda" - diz eu.
"Ok. Por que tu estás devolvendo? Fizeste um negócio melhor?" - pergunta o vendedor.
Nesse ponto eu achei que ele tivesse me tirando um sarro.
"Sim, eu achei uma bermuda mais barata em outra loja" - diz eu.
"Bem... isso acontece. Poderias me devolver a nota e assinar aqui por favor para receberes teu dinheiro de volta?" - pergunta o vendedor.
"Hã? Será que eu entendi direito?" - pensa eu.
Ainda não acreditando que aquilo estava realmente acontecendo, fiz o que o vendedor pediu e recebi inacreditavelmente meus 40 EUROS de volta :)
Após sair abismado e ao mesmo tempo muito contente ($$$) da loja, comentei isso com os meus amigos brasileiros e eles falaram que isso é normal e está no direito do consumidor holandês. Dependendo da mercadoria, tu podes retornar após meses, mesmo que tu já tenha usado ela.
Bom... é por essa e outras que eu estou começando a gostar mais daqui :)