Wednesday, December 13, 2006

Viagem ao Brasil

Minha viagem ao Brasil começou as 3:30hs (horário de Brasília) de sábado, dia 09, e terminou as 5:30hs de domingo, dia 10... 26 horas de viagem. Nossa... cheguei em casa e após beijos e abraços só procurei o caminho da minha cama.

A viagem em si não foi das mais tranqüilas. Tive problemas do começo ao fim. Os problemas começaram no aeroporto Schipol em Amsterdã quando fui fazer o check-in. Tive excesso de bagagem e tive que pagar 95 EUROS. Acabei deixando alguns sapatos e tênis velhos em uma lixeira do Schipol para diminuir o peso :) Bom... eu já não estava muito feliz com isso quando veio a segunda "bomba". Eu havia reservado um lugar perto da saída da emergência para ter mais espaço para as pernas. Eis que no check-in a moça me informa que houve um "problema" no sistema e meu lugar havia sido realocado para outra pessoa "acidentalmente". Putz né... essa foi demais... disse que não tiha nada a ver com isto e que o problema era deles... a moça então me respondeu que sentia muito e que o máximo que ela podia fazer era ressarcir o bilhete... resultado: 12 horas de aperto nas poltronas da classe econômica da KLM.

Quando eu achei que a via crucius tinha terminado, cheguei no aeroporto de Guarulhos, São Paulo. Nossa tchê... que caos aquilo... filas enormes para check-in, atendentes desorientados e nervosos, passageiros indignados com atrasos e pelo mal atendimento... uma merda, literalmente. Fiquei 1:30hs esperando para fazer o check-in e quando cheguei no portão de embarque... surpresa!!! "Atenção senhores passageiros com destino a Porto Alegre... seu vôo será atrasado devido aos problemas de tráfego aéreo". Nossa gente... minha paciência foi testada ao limite. Fomos embarcar com quase 2hs de atraso.

Cheguei em POA as 2:30hs da manhã quando era para ter chegado as 00:20hs. Para complicar ainda tive que esperar 20 minutos as minhas malas. Finalmente recolhidas, foi muito bem recebido pelos meus pais que estavam me esperando no aeroporto Salgado Filho. Foi muito reconfortante revê-los.

Desembarcado em POA, ainda tive que viajar mais 3hs até chegar em Tapera, destino final. Nossa... foi muito bom voltar para casa e rever os meus pais e a minha irmã novamente. Também tem sido muito bom rever amigos e vizinhos. Entretanto, quando abro a minha mala com os presentes para os meus pais, vejo que a máquina de café que eu tinha comprado pra eles estava danificada... porra tchê... aquilo me emputeceu mesmo... ainda mais quando vi o jeito carregador-de-saco-de-farinha que os carregadores trabalham nos aeroportos.

Bom... a viagem não foi lá nem um pouco divertida, mas passar o tempo aqui neste clima mais que agradável e comer aquele churrasco gaudério não tem preço. Para completar o meu bem estar, só falta o colorado perder no domingo :)
Um abraço a todos!

Tuesday, October 31, 2006

Stuttgart

Vou contar neste post a minha ida a cidade de Stuttgart, Alemanha. O motivo da visita foi a apresentação de um trabalho em uma conferência, mas deu também para dar uma volta pela cidade. Uma vez que o post é meio grande, vou dividí-lo em seções.

A cidade
Stuttgart fica no sul da Alemanha e é a sexta maior cidade da Alemanha. De Enschede até lá dá um total de 6hs de trem. Como os trens na Alemanha (e também Holanda) são muito bons e a paisagem do local muito bonita, a viagem foi bastante agradável, mesmo com a longa duração. A cidade de Stuttgart tem vários séculos "de idade", mas ela foi quase que completamente reconstruída após a segunda guerra mundial. Por ter sido um pólo automotivo usado para construir material para a guerra (jipes, caminhões, motos, etc.), Stuttgart foi muito castigada durante a guerra por vários bombardeios, o que culminou com a destruição de muitas áreas da cidade.

Um lugar que não pode deixar de ser visitado é o quarteirão onde o palácio real está localizado.


Nesta região existem muitas atrações para serem vistas como o próprio palácio, Os jardins barrocos, a casa de ópera (foto abaixo) e a praça Schloss. Nesta praça os jogos da copa do mundo foram transmitidos em grandes telões. Nesta mesma praça é possível se achar vários bares e restaurantes muito bons.


A conferência

A conferência que eu participei se chama EUNICE 2006 (http://www.ikr.uni-stuttgart.de/eunice2006/). Ela não é uma conferência muito grande e a idéia principal dele é estimular estudantes de doutorado a produzir artigos científicos. Eu tive um artigo aprovado como um pôster e essa foi a razão da minha viagem a Stuttgart. Ps.: Todos os custos pagos pela Universidade de Twente... ô vidão! :) Na foto abaixo estou eu "posando" com o meu pôster.


Conheci muita gente legal nessa conferência, até um brasileiro que estuda em Helsinki estava por lá. O engraçado foi que descobri que ele era brasileiro no segundo dia de conversa :) Bom, com um grupo maneiro de pessoas, os eventos sociais foram muito agradáveis. Então vamos a eles...

Os eventos socias
Ahhh... os eventos socias. A melhor parte de uma conferência/congresso :) Os eventos socias do EUNICE 2006 foram muito bons e muito bem organizados (como era de se esperar de qualquer evento realizado na Alemanha). Os eventos sociais começaram no domingo do dia 17 de setembro (sim, este post está atrasado para caralho... falta de tempo é foda) com uma caminhada guiada pela cidade de Stuttgart. No dia 18 de setembro a janta de recepção foi numa torre de TV construída em 1956.



Do topo da torre é possível se ter uma visão muito bonita da cidade de Stuttgart, especialmente a noite.


A janta foi com comida italiana e vinho alemão. Até que foi uma boa combinação... ambos estavam muito bons. Eu fiquei um pouco desapontado pois estava esperando comida típica alemã e para a minha felicidade ela foi servida no dia seguinte num jantar "flutuante".


O jantar foi servido em um barco que nos levou para um tour pelo rio Neckar que atravessa por boa parte de Stuttgart. Do barco deu para ver os parrerais que crescem em morros próximos a margem do rio. Muito show!


Bom... eu falei que queria comer comida típica alemã. Gente... que comida boa... a culinária alemã está entre as minhas favoritas. No prato abaixo está, entre outras comidas, o Spâtzle. Sem comentários de bom que estava a janta.


Para fechar com chave de ouro os eventos os sociais, o último dia de congresso terminou com uma visita ao museu da Mercedes-Benz. Para quem não sabe, Stuttgart sedia as fábricas da Mercedes-Benz, Porsche e DaimlerChrysler. Como se pode notar, só carrinho meia-boca se fabrica por lá :P Na foto abaixo se pode ver a parte exterior do museu da Mercedes.


A parte interna do museu é bem no estilo futurista com elevadores no formato torradeira e vídeos com alta resolução projetados nas paredes.


O museu da Mercedez é uma coisa que não dá para perder a oportunidade de visitar se possível. Recomendo ir de manhã e passar o dia inteiro por lá... tem muita coisa (carros principalmente :P) para ver. Eles também mostram um pouco da história mundial desde que a Mercedes-Bens foi fundada.


Por lá é possível se achar vários carros famosos que passaram pela história da Mercedes. Na foto abaixo estou ao lado do papa-móvel usado pelo papa João Paulo II.


Outro carro famoso é a McLaren que o Mika Hakkinen pilotou quando ele foi campeão de F1 em 1999. Uma vez mais, estou eu ao lado do carro de F1 do Mr Hakkinen.


Para encerrar este post não posso deixar de falar do simulador que tem no museu. Tchê... é muito maneiro. São cinco minutos de simulação com todos os carros de corrida fabricados pela Mercedes-Benz desde o tempo das famosas "baratinhas" até os tempos atuais.


A simulação do carro de F1 é no autódromo de Monte Carlo. Nossa... indiscritível. Dá para sentir o volante trepidar e a sensação que tu estás indo "beijar" o muro de tão veloz que o carro (simulador) vai. Nota 10 para o museu... e para o simulador também (hehehe).

A propósito... o próximo EUNICE vai ser aqui em Enschede na Universidade de Twente e vai ser organizado pelo meu orientador. Ele já me adiantou que vou ficar responsável por alguns eventos sociais. Bom... idéias eu já tenho, só vamos ver se ele concorda :P

That's all folks! Até o próximo post!

EUNICE 2007 Enschede

Sunday, October 08, 2006

Nancy

Semana passada estive em Nancy, França, onde passei uma semana como pesquisador convidado pelo instituto INRIA Lorraine. Neste mesmo instituto o meu orientador está fazendo o sabattical dele. Bom... não precisa nem se pensar muito para saber de quem partiu a idéia do convite :P Estando por lá acabei entrando em contato com outros estudantes de doutorado e também apresentei o trabalho que venho pesquisando na Universidade de Twente.



Bom... como não poderia deixar de ser... aproveitei a semana por lá para visitar Nancy e ver o que ela tem a oferecer. Nancy não é muito grande, mas tem um dos mais belos quarteirões que já vi: a praça Stanislas.



Para a minha sorte, eles preparam uma ornamentação especial para celebrar alguma coisa (não sei o que era pois estava tudo escrito em francês). Eles fizeram tipo um jardim artificial e também mudaram as cores das luzes na praça. A foto abaixo mostra uma das ornamentações.



A praça Stanislas foi construída em 1755 pelo então rei da Polônia e duque de Lorraine, Stanislaw Leszczynski. Ela tem duas fontes muito bonitas e também um dos hotéis mais caros da França. Também pudera, um andar do hotel é salão de festas estilo de antigamente :). Na foto abaixo está a fonte de Amphitrit.



Quanto a culinária francesa, sem comentários... muito boa. Olha passei uma semana comendo muitíssimo bem :) Um prato interessante que eu experimentei foi o "FlamenKüche". O FlamenKüche parece uma pizza no formato retangular e com uma massa muito fina. O gosto então... é muito bom :) Na foto abaixo, Lorran (um professor do instituto) está saboreando o FlamenKüche.



Tive tempo para festas também... numa noite saí numa festa do ERASMUS de Nancy e no último dia eu mais o grupo de estudantes do instituto fizemos uma festa. Eles queriam que queriam experimentar a tal da caipirinha brasileira... disse que não teria problema e deixei eles comprarem os ingredientes. Tudo foi comprado conforme o planejado, entretanto o anfitrião da festa não tinha açucar e o gelo era muito pouco e recém colocado... bom, o resultado vocês podem ver abaixo :P



Detalhe da foto: a mãe direita esta segurando a única coisa doce que achamos, bala de bergamota (hahahaha). Ficou horrível... foi disparada a pior caipirinha (se é que dá para chamar de caipirinha) que já tentei fazer :) Ainda bem que tinha outras bebidas para tomar... no final da festa as balas de bergamota foram o "tira-bafo de cachaça" para dançar com as menina ;)

No mais era isso... daqui alguns dias vou contar sobre a minha viagem pra Stuttgart, Alemanha e também sobre o meu níver que está por vir.

Saturday, September 16, 2006

Brazilian warm up party

Semana retrasada eu e o Ricardo fizemos a festa Brazilian warm up party para dar as boas vindas para os novos moradores do Macandra (prédio onde moramos). Mas para falar bem a verdade o objetivo foi dar as boas-vindas para as novas moradoras ;)
Bom... para uma boa festa ocorrer nada como um bom marketing, e isso foi por conta do Ricardo. Olhem o flyer abaixo:



Compramos 4 garrafas de cachaça da boa (Ypióca) e três engradados da cerveja fabricada aqui em Enschede (Grolsch). Na foto abaixo estamos colocando o "material" para a festa para gelar.



Bom... a festa bombou! Pena que não temos fotos para mostrar como ela estava, pois passamos a maior parte do tempo fazendo as caipirinhas :P As quatro garrafas foram em duas horas e meia... te fale em sede esse pessoal (hehehe). Em outubro faremos outra festa, dessa vez para comemorar meu aniversário ;)

Friday, September 01, 2006

1 ano de Holanda / Een jaar in Nederland

Ontem completou 1 ano que estou morando em Enschede, Holanda. E hoje completou um ano de trabalho na universidade de Twente :P Bom, posso dizer que estou muito mais feliz agora que há um ano atrás. O começo foi muito difícil por aqui... uma situação simples como ir no mercado era um drama (não conseguia entender o que estava escrito nas embalagens). A saudade da família e amigos também pesava bastante.
Agora está mais tranquilo, tô até arriscando umas conversas curtas em holandês, principalmente em restaurantes e mercados, onde geralmente não se precisa conversar muito :P Já tenho um grupo de amigos também, o que ajuda e bastante. O fato de eu ter revisto os meus pais há duas semanas atrás foi muito importante também.
Era isso gente... vamos ver o que o destino me reserva para mais um ano que está vindo pela frente.

Een prettige weekend voor iedereen!

Sunday, August 27, 2006

Visita dos meus pais

No começo de agosto recebi uma visita muito especial, há muito tempo esperada. A visita dos meus pais. Nossa... depois de quase 1 ano sem nos vermos, foi impossível conter a emoção. No dia 2 de agosto fui reencontrá-los no aeroporto Schipol em Amsterdã.



A vinda deles coincidiu com as minhas férias de verão. Bom... férias pra mim = viajar :) E aproveitando que os meus pais estavam por aqui levei eles para conhecer alguns lugares que já havia visitado e aproveitei também para conhecer lugares novos. A nossa viagem começou não para muito longe, levei eles para conhecer a cidade onde eu moro e também o campus da Universidade de Twente. Na foto abaixo estão eles admirando a beleza do parque Volkspark, aqui pertinho de casa.



Após eu levar eles para conhecer Enschede, partimos da chuvosa Holanda para um lugar mais ensolarado na Itália, Roma. Em Roma levei eles para conhecer o Coliseu, o Foro Romano, palácio Vittoriano e claro, várias igrejas (que é o que não falta em Roma :)). Os dias que passamos em Roma foram muito bons, com bastante sol e calor, o que permitiu aproveitar bem o passeio e também tirar boas fotos. A foto abaixo mostra o Arco de Constantino com o Coliseu ao lado.



Aproveitei também para saborear o que a Itália tem de melhor, uma bela pizza.



Em geral as massas são muito boas na Itália e os sorvetes também :) Outra coisa boa da Itália são as italianas... "mamma mia che belle ragazze" :) Bom, ir a Roma e não levá-los ao Vaticano seria um sacrilégio :P No terceiro dia de visita a Roma, passamos o dia no Vaticano. O lugar dispensa comentários. Na foto ao lado estamos na praça São Pedro.



Fim de visita a Roma, embarcamos para o norte da Itália onde reencontramos a minha prima Mônica e o marido dela, Maikel. Novamente a emoção rolou solta :) Após colocar a conversa em dia, fomos presenteados pelos anfitriões com o que há de melhor na Itália, nhoque. Nossa... eu já tinha experimentado o nhoque da minha prima em dezembro, quando fui visitá-la. Posso dizer que foi bom "reencontrar" o nhoque dela também :P Na foto abaixo estamos todos reunidos na casa da minha prima prestes a saborear o nhoque.



Após uma janta excelente e uma boa noite de descanso, saimos todos para explorar o norte da Itália. Visitamos várias cidades, mas eu citaria em especial as cidades de Conco e Bassano del Grappa. Conco é a cidade dos Crestanis, família por parte de mãe e Bassano del Grappa a cidade dos Fiorezes, família por parte de pai. Bah gente... visitar as raizes da família foi algo indiscritível. Muito bom! Na foto abaixo, estamos em Bassano del Grappa.



Uma coisa que fiquei impressionado foi como as guerras que assolaram a Europa atingiram também as famílias Crestani e Fioreze. Vi o nome de vários antepassados meus nos monumentos de homenagem aos mortos de guerra.

Após passarmos ótimos dias com a Môni e o Maikel, seguimos rumo a Paris. Chegamos lá e para a nossa decepção o tempo não ajudou. Passamos a maior parte do tempo em museus e palácios devido a chuva. Não que a visita aos museus tenha sido ruim, o problema era sair deles com chuva :P Bom... em Paris visitamos vários lugares característicos (Louvre, Torre Eiffel, etc...) e também aproveitamos para fazermos algumas compras. Deu para renovar o estoque de perfumes, shampoos, etc. (hehehe). Na foto abaixo estão o pai e a mãe no Museu do Louvre (reparem o tempo nublado).



Cansados do tempo em Paris, fomos buscar sol em Nice, no sul da França. Quanta diferença... temperatura de 30 graus e sol raiando com toda força. Nice é um lugar fantástico, mas não para o meu salário de estudante, que permitiu passar só dois dias por lá :P As praias de Nice são maravilhosas, com um mar azul muito bonito. O que me chamou a atenção foi a praia em si... ela não é formada de areia, mas sim de pedras. Caminhar descalço é tortura na certa (hehehe).



Aproveitando que Monte Carlo é 20 minutos de trem de Nice, fomos visitar a cidade dos cassinos e dos iates "baratos". Para o pai a visita foi muito especial, pois como disse ele: "Nunca imaginei um dia estar aqui". Ouvir isso foi gratificante :) Na foto abaixo estão o pai e a mãe na curva do cassino (o cassino atrás justifica o nome :P).



Passados 14 dias viajando, retornamos para Enschede, Holanda. Viajar é bom, mas retornar pra casa também é. Aproveitamos para descansar e após o descanso, preparar as coisas para o retorno dos meus pais ao Brasil. Malas prontas, chegou o momento triste de levá-los ao aeroporto em Amsterdã. Novamente a emoção rolou solta, mas todos satisfeitos com os ótimos dias que passamos juntos e também com a certeza que em Dezembro estarei desembarcando no Brasil para as férias de inverno (verão no Brasil). Aqui encerro este post dizendo que foi muito gratificante para mim ter levado os meus pais para lugares que eles sempre desejaram visitar. Guardarei isso pra sempre!

Wednesday, August 02, 2006

Churrasco holandês

No final da semana passada, eu e os meus amigos fizemos um churrasco num lago que tem aqui em Enschede. Domingão... o dia amanheceu bonito, brisa agradável... tudo prometendo para um ensolarado dia de sol, perfeito para um churrasco e uma cervejada, certo? Certo, se eu não estivesse falando do famigerado churrasco holandês = barbecue grill + likely rainy. Olhem a foto abaixo e entendam o que eu quero dizer :)


Que saudade do churrasco gaúcho :(

Saturday, July 29, 2006

Devolvendo a bermuda

Nossa... deixem eu tirar as teias de aranhas e as traças do meu blog antes de criar este post. O post de hoje fala sobre a inacreditável simpatia dos vendedores holandeses quando mercadorias são devolvidas. Não, eu não estou sendo sarcástico :)
Esses tempos eu comprei uma bermuda e paguei mais ou menos uns 40 EUR. Entretanto, a bermuda não era muito o que eu estava procurando. Depois de comprá-la, continuei a minha caminhada pelo centro e entrei em uma outra loja, onde encontrei uma bermuda maneira e mais barata. Comprei ela também... mas como um bom gringo, fiquei pensando que fiz uma mau negócio comprando a primeira bermuda e voltei na loja para ver se não dava para devolver. Ao chegar por lá eu pensei que eu teria que usar o valor da bermuda para trocar por outra coisa no mesmo valor. Cheguei lá e a conversa foi assim:
"Olá! Eu mudei de idéia e gostaria de devolver esta bermuda" - diz eu.
"Ok. Por que tu estás devolvendo? Fizeste um negócio melhor?" - pergunta o vendedor.
Nesse ponto eu achei que ele tivesse me tirando um sarro.
"Sim, eu achei uma bermuda mais barata em outra loja" - diz eu.
"Bem... isso acontece. Poderias me devolver a nota e assinar aqui por favor para receberes teu dinheiro de volta?" - pergunta o vendedor.
"Hã? Será que eu entendi direito?" - pensa eu.
Ainda não acreditando que aquilo estava realmente acontecendo, fiz o que o vendedor pediu e recebi inacreditavelmente meus 40 EUROS de volta :)
Após sair abismado e ao mesmo tempo muito contente ($$$) da loja, comentei isso com os meus amigos brasileiros e eles falaram que isso é normal e está no direito do consumidor holandês. Dependendo da mercadoria, tu podes retornar após meses, mesmo que tu já tenha usado ela.
Bom... é por essa e outras que eu estou começando a gostar mais daqui :)

Tuesday, June 27, 2006

Ida a Dortmund: Brasil vs Japão

Nossa, eu já deveria ter colocado este post já faz um tempo, mas a vida anda agitada ultimamente. Depois de assistir mais uma vitória do Brasil (Brasil 3 X 0 Gana), vou colocar aqui como foi a minha ida à Copa (o post não tem nada a ver sobre a minha constante ida a copa dos bares de Enschede :P).
No último dia 22, eu organizei uma caravana para assistir o jogo do Brasil vs Japão em Dortmund na praça Friedensplatz, onde uma enorme infra-estrutura foi organizada para o pessoal pobre ou com falta de sorte (em suma, àqueles que não conseguiram ingresso) assistir os jogos. Uma van com motorista foi alugada por 320 EUR, o que deu 22 EUR por cabeça (ida e volta)... muito barato... só a passagem de ida para Dortmund de trem custa esse preço. A foto abaixo mostra o pessoal que tava na bagunça: tem de japonês até queniano no meio :P

A van saiu de Enschede as 18hs e chegamos em Dortmund por volta das 20:15hs. Entretanto, levamos uns 15 minutos só para andar alguns metros até o estacionamento reservado para ônibus e excursões. Saindo da van... nossa... ar com cheiro de copa :P Gente de várias partes do mundo reunidos em único lugar para celebrar.

Para entrar na praça foi um sufoco por duas razões. Primeira, tinha muita gente e a fila tava enorme (a revista atrasava demais a entrada do pessoal) e segundo, eu tava me mijando. Eu tava bebendo durante a ida, então quando cheguei em Dortmund eu tava com a bexiga estourando. Nossa.. quando eu entrei, eu celebrei porque eu ia conseguir ir no banheiro (os banheiros eram na parte de dentro somente). Reparem a minha cara de felicidade após ter visitado o Mr. Mictório.




Nós conseguimos entrar na praça alguns minutos antes do jogo começar. Depois de muitos "chega-prá-lá" e empurra daqui e empurra de lá, a gente conseguiu ficar num lugar próximo ao telão. Bom, como muito gente deve ter visto, o primeiro tempo de jogo foi um sufoco, ainda mais quando o Brasil tomou o gol do Japão. Pra piorar, ainda tive que ouvir o japonês me dizer que o Japão ia fazer mais quatro (Japão 5 X 0 Brasil???). Depois desse comentário, percebi que ele não entendia muito de futebol e só estava fazendo um comentário vago e infundado :P Finalmente, no final do primeiro tempo, após muita reza braba e muitos "Huuuuuuuhhhhhh!!!"s e "Aaaaaaahhhhhh!!!"s, o Brasil empatou o jogo para a alegria do pessoal que estava lá e dos meus 22 EUR investidos na viagem :)



No intervalo do primeiro tempo, muita música e apresentação de dança. Eu para ser sincero fiquei prestando mais atenção nas que estavam dançando fora do palco e perto da gente... nossa...como diria o Galvão: "Haja coração!!!" Bom, o segundo tempo começa e a apreensão paira no ar para ambos os lados (incluindo o japonês sem noção). Entretanto, a apreensão foi diminuindo de um lado conforme o número de gols foi crescendo. No outro lado, a apreensão se transformou em desespero a medida que o mesmo fator ia aumentando :P Com o jogo chegando ao final, os brasileiros começaram a festejar e ao apito final, a vitória estava sacramentada: Brasil 4 x 1 Japão.


Gente... agora o que foi indiscrítivel foi a festa que sucedeu ao jogo. Todo mundo que estava lá agitou ao som de música brasileira. Uma festa muito bonita, sem nenhuma confusão. Muito legal ver todo mundo celebrando (inclusive os japoneses) com muita música e alegria. Só uma copa do mundo para reunir gente de todo mundo dessa forma.
Uma coisa legal que aconteceu foi que um amigo meu foi entrevistado por uma televisão alemã. A foto abaixo não deixa mentir :)


Infelizmente nós tivemos que voltar pra Enschede as 23:30hs, bem no meio do bem bom :( Foi realmente uma pena, pois a festa estava muito boa naquele momento. A volta foi mais rápida que a ida... 1h da manhã nós já estávamos em casa novamente para podermos dormir sossegados e felizes. Bem, acho que nem todos ;)

A propósito, "Oh França, pode esperar... a tua hora vai chegar." Vamos lá, Brasil!

Sunday, June 11, 2006

Holandeses gone wild após o jogo


Assisti ao primeiro jogo da seleção holandesa contra Sérvia & Montenegro e ao final do jogo fui conferir a cidade para ver se haveria alguma celebração. Houve e não precisei ir muito longe pra ver :) Uma das festas aconteceu numa rótula perto de casa e para a minha surpresa os holandeses, que no geral são comportados e seguidores de regras, perderam a noção: era carro andando nas ciclovias, pedestres se apurando pra não ser atropelado na faixa de pedestres, carros andando na faixa de ônibus (vi um loco fazendo isso e o motorista do ônibus apavorado fazendo sinal de luz - hahahaha) e por aí foi.
Ao ver a celebração, eu percebi que futebol não é só uma paixão brasileira... eles realmente amam esse esporte, assim como nós brasileiros. A única diferença que eu vejo é no quesito rivalidade... assim como nós não gostamos muito da seleção argentina, eles têm o mesmo "amor" pelos alemães.

Um fato engraçado que aconteceu hoje... eu saí pela cidade para ver onde haviam celebrações e num certo ponto eu me perdi um pouco, pois fiz um trájeto diferente do normal. Então, eis que passo por uma rua em obras, onde a ciclovia estava bloqueada... nesse ponto haviam 4 holandeses a caráter (com fantasia e tudo, no estilo do cara abaixo).



Eles viram que eu estava meio perdido e falaram alguma coisa em holandês que eu não entendi muito bem... mas soou mais ou menos como "Bent u Nederlander?" (Você é holandês?)... eis que eu cometi o erro de falar: "Nee, Braziliaan" ... pra que!!! os 4 responderam "WAAATTTT... BRAZILIAAN??? GA NAAR HUIS" (O quê.... brasileiro??? Vai pra casa). Como eram 4 eu não quis arranjar confusão, mas se fossem 3 eu ia tirar satisfação :P (Vai nessa!!! hahahaha). Quando eu tava saindo do local ainda tive que ouvir que eu era alemão e não brasileiro :P
Bom... era isso... terça-feira vou assistir o jogo do Brasil num dos telões que tem no centro... vamos ver o que vai dar :)

Monday, June 05, 2006

Music festival

Uma coisa que eu gosto aqui é a mobilização da prefeitura de Enschede na realização de eventos. Por exeplo, desde sábado está rolando o "Dutch Big Band Contest" no centro de Enschede com dois palcos para shows. Não tenho acompanhado todos os shows, mas pelo o que eu vi o estilo musical predominante é o Blues. Ontem assisti o show de uma banda que mistura Blues com um pouco de Rock'n Roll e o resultado foi um show muito massa, com direito a performance e tudo :)



Tot ziens!

Tuesday, May 30, 2006

Tão achando que vão ganhar a copa!!!

Os holandeses estão muito abusados com respeito a copa do mundo. Eles estão enfeitando as casas e locais de trabalho com bandeiras, chapéus, e um monte de outras coisas na cor laranja. Até aí tudo bem, nenhum problema nesse ponto... até o momento que tu entrares num supermercado e vires canecas à venda como esta :)


Eu, na minha ingenuidade, esperava que fossem canecas do tipo "adeus copa do mundo" personalizadas para cada país participando da copa. Minha suspeita quase se concretizou, mas eis que eu vi as canecas da Holanda. Todas elas têm mensagens com significados do tipo "Nós venceremos" ou como o o caso do exemplo abaixo:


A mensagem dessa propaganda significa mais ou menos algo do tipo: "Com o que vocês estão decepcionados?". Tão se achando mesmo... assim como nós brasileiros :P
Entretanto, tem uma caneca que eu achei muito legal :)


Se vocês repararem bem, até a seta indica o que vai acontecer com a seleção da Argentina (hehehe)
By the way, Brazil vs Japão aí vou eu... pena que não verei o jogo pelo lado de dentro do estádio, mas brasileiro faz folia em qualquer lugar :)

Tuesday, May 23, 2006

Chimarrão, a bebida proibida?

Graças a colaboração de amigos, eu estou com estoque de erva-mate aqui na Holanda. Volta e meia, então, eu preparo aquele chimarrão para matar um pouco a saudade do meu Rio Grande do Sul. Entretanto, enquanto eu estou preparando ele na sala de convivência do meu grupo, sempre aparece algum curioso para perguntar que droga é aquela. Após uma boa gargalhada para o vivente ficar com cara de sonso e não fazer mais perguntas non-sense como essa, eu explico que aquela "droga" se chama chimarrão e ainda demonstro como se prepara. Mesmo assim sou obrigado a ouvir na maioria das vezes que a erva-mate se parece com folha de coca ou algum tipo de marijuana.
Já fui até seriamente aconselhado a não tomar chimarrão em público, a perigo de eu ser "convidado" a prestar depoimento na delegacia e a aguardar pela análise do "material" (chimarrão). Uma coisa interessante com relação as drogas daqui. Embora maconha e cogumelos "mágicos" podem ser livremente comercializados em locais autorizados (coffee shops), o consumo de drogas nas ruas não é permitido. Drogas devem ser consumidas nos locais autorizados ou em casa, mas não em público. Meus amigos holandeses alegam que como a polícia daqui não conhece o chimarrão, eles podem desconfiar que eu estou usando algum tipo de droga não identificada. Pode isso??? (hahahaha)
Não tentei fazer isso ainda, mas juro que estou com vontade de tomar meu mate em público, só para ver o que vai acontecer :P
Bom... enquanto eu não fizer isso, vou continuar tomando meu mate num lugar mais seguro: a minha sala de trabalho ;)

Tuesday, May 09, 2006

Keukenhof

Último domingo, dia 07 de maio, fui para o norte da Holanda para visitar o Keukenhof em Lisse. Keukenhof ("jardim da cozinha") é um enorme jardim de flores que abre 1 vez por ano, geralmente entre os meses de março e maio, período no qual as tulipas começam a desabrochar.
O lugar é muito bonito e neste caso as imagens descrevem mais que as palavras ;)






E inspirado pela beleza do local, eu consegui a proeza de andar sobre as águas. Um milagre antes somente realizado por Jesus Cristo, mas não comprovado por meio de qualquer imagem ou vídeo :P



Ps.: OK... eu admito que não foi somente eu que conseguiu, minha amiga Olga (a loira da foto) também :)