Saturday, July 29, 2006

Devolvendo a bermuda

Nossa... deixem eu tirar as teias de aranhas e as traças do meu blog antes de criar este post. O post de hoje fala sobre a inacreditável simpatia dos vendedores holandeses quando mercadorias são devolvidas. Não, eu não estou sendo sarcástico :)
Esses tempos eu comprei uma bermuda e paguei mais ou menos uns 40 EUR. Entretanto, a bermuda não era muito o que eu estava procurando. Depois de comprá-la, continuei a minha caminhada pelo centro e entrei em uma outra loja, onde encontrei uma bermuda maneira e mais barata. Comprei ela também... mas como um bom gringo, fiquei pensando que fiz uma mau negócio comprando a primeira bermuda e voltei na loja para ver se não dava para devolver. Ao chegar por lá eu pensei que eu teria que usar o valor da bermuda para trocar por outra coisa no mesmo valor. Cheguei lá e a conversa foi assim:
"Olá! Eu mudei de idéia e gostaria de devolver esta bermuda" - diz eu.
"Ok. Por que tu estás devolvendo? Fizeste um negócio melhor?" - pergunta o vendedor.
Nesse ponto eu achei que ele tivesse me tirando um sarro.
"Sim, eu achei uma bermuda mais barata em outra loja" - diz eu.
"Bem... isso acontece. Poderias me devolver a nota e assinar aqui por favor para receberes teu dinheiro de volta?" - pergunta o vendedor.
"Hã? Será que eu entendi direito?" - pensa eu.
Ainda não acreditando que aquilo estava realmente acontecendo, fiz o que o vendedor pediu e recebi inacreditavelmente meus 40 EUROS de volta :)
Após sair abismado e ao mesmo tempo muito contente ($$$) da loja, comentei isso com os meus amigos brasileiros e eles falaram que isso é normal e está no direito do consumidor holandês. Dependendo da mercadoria, tu podes retornar após meses, mesmo que tu já tenha usado ela.
Bom... é por essa e outras que eu estou começando a gostar mais daqui :)

2 comments:

Rafael Huff said...

Curiosidade: por acaso tu não viste mochilas penduradas em mastros de bandeiras da holanda na frente das casas ao redor do mês de junho?

Anonymous said...

Muito bom!! Incrivel mesmo como eh facil isso na Holanda... Por este motivo, minha irma Sharon vive comprando (e trocando), ou pegando o dinheiro de volta! Ela avisa que achou um saquinho de erva-mate para chimarrao...no Rio! Adriana