Sunday, October 08, 2006

Nancy

Semana passada estive em Nancy, França, onde passei uma semana como pesquisador convidado pelo instituto INRIA Lorraine. Neste mesmo instituto o meu orientador está fazendo o sabattical dele. Bom... não precisa nem se pensar muito para saber de quem partiu a idéia do convite :P Estando por lá acabei entrando em contato com outros estudantes de doutorado e também apresentei o trabalho que venho pesquisando na Universidade de Twente.



Bom... como não poderia deixar de ser... aproveitei a semana por lá para visitar Nancy e ver o que ela tem a oferecer. Nancy não é muito grande, mas tem um dos mais belos quarteirões que já vi: a praça Stanislas.



Para a minha sorte, eles preparam uma ornamentação especial para celebrar alguma coisa (não sei o que era pois estava tudo escrito em francês). Eles fizeram tipo um jardim artificial e também mudaram as cores das luzes na praça. A foto abaixo mostra uma das ornamentações.



A praça Stanislas foi construída em 1755 pelo então rei da Polônia e duque de Lorraine, Stanislaw Leszczynski. Ela tem duas fontes muito bonitas e também um dos hotéis mais caros da França. Também pudera, um andar do hotel é salão de festas estilo de antigamente :). Na foto abaixo está a fonte de Amphitrit.



Quanto a culinária francesa, sem comentários... muito boa. Olha passei uma semana comendo muitíssimo bem :) Um prato interessante que eu experimentei foi o "FlamenKüche". O FlamenKüche parece uma pizza no formato retangular e com uma massa muito fina. O gosto então... é muito bom :) Na foto abaixo, Lorran (um professor do instituto) está saboreando o FlamenKüche.



Tive tempo para festas também... numa noite saí numa festa do ERASMUS de Nancy e no último dia eu mais o grupo de estudantes do instituto fizemos uma festa. Eles queriam que queriam experimentar a tal da caipirinha brasileira... disse que não teria problema e deixei eles comprarem os ingredientes. Tudo foi comprado conforme o planejado, entretanto o anfitrião da festa não tinha açucar e o gelo era muito pouco e recém colocado... bom, o resultado vocês podem ver abaixo :P



Detalhe da foto: a mãe direita esta segurando a única coisa doce que achamos, bala de bergamota (hahahaha). Ficou horrível... foi disparada a pior caipirinha (se é que dá para chamar de caipirinha) que já tentei fazer :) Ainda bem que tinha outras bebidas para tomar... no final da festa as balas de bergamota foram o "tira-bafo de cachaça" para dançar com as menina ;)

No mais era isso... daqui alguns dias vou contar sobre a minha viagem pra Stuttgart, Alemanha e também sobre o meu níver que está por vir.

6 comments:

Anonymous said...

E OLHA Q TU SABES PREPARAR UMA CAIPIRINHA MTO BOA.....IMAGINO Q ESSA TENHA FICADO HORRÍVEL MESMO. OUTRA Q TU PODES PREPARAR AÍ É A CAIPIRINHA D MORANGO.....TB EXCELENTE.

BJS, MARISTER

Rafael Huff said...

Muito legais as fotos, Tapera!!!
Parece valer a pena dar uma passada por Nancy.
Sobre a culinária francesa, realmente é muito boa, mas tu escolheste justamente falar sobre um prato de origem alemã! Pelo nome dá para perceber... ;)

Não entendi se tu já foste à Stuttgart, ou estás por ir. Se fores, não deixe de passar em Tübingen, a cidade onde eu morei em 2001. Fica a 30km para o sul. Podes ir e voltar no mesmo dia. A cidade é bem bonita!

Anonymous said...

Baaaaaaaaaaaaaaaaaah! E esse sábado a gente fez caipira de cachaça mineira... tsc tsc tsc
Hehehehe
Feito! Finalmente blog atualizado! ;)
Ah! E feliz aniversário ^.^

Anonymous said...

E aí tchê!
Mas tá bem bom esses estudos na Europa! Esse teu blog só fala em festa!!!!
Cara, mto legal todos os teus comentários e relatos de viagem... pra quem tá aqui no Brasil, pelo menos, dá pra ter uma idéia de como são as coisas por aí!!!
Aproveitando, vou deixando meu abraço e da Vanessa de FELIZ ANIVERSÁRIO! Muita saúde, que é o principal... mas vale a pena desejar também muito sucesso, alegrias, felicidades, $$$$$$$, enfim, tudo de bom mesmo!
E VIVA O GRÊMIO!!!!
P.S.: Tu deverias aparecer mais com a camisa do Grêmio nos teus passeios, tchê!!!

Anonymous said...

Estudei um ano e meio em Nancy e adorei! Cidade muito bonita e acolhedora. Deixou-me muitas saudades!

Anonymous said...

É possível que vá para lá de erasmus para o ano?... Adorava ter algumas informações... principalmente sobre as residências universitárias... Sabes alguma coisa sobre isso? Se são boas ou não...
non5ensesince87@gmail.com
Beijos