Tuesday, October 31, 2006

Stuttgart

Vou contar neste post a minha ida a cidade de Stuttgart, Alemanha. O motivo da visita foi a apresentação de um trabalho em uma conferência, mas deu também para dar uma volta pela cidade. Uma vez que o post é meio grande, vou dividí-lo em seções.

A cidade
Stuttgart fica no sul da Alemanha e é a sexta maior cidade da Alemanha. De Enschede até lá dá um total de 6hs de trem. Como os trens na Alemanha (e também Holanda) são muito bons e a paisagem do local muito bonita, a viagem foi bastante agradável, mesmo com a longa duração. A cidade de Stuttgart tem vários séculos "de idade", mas ela foi quase que completamente reconstruída após a segunda guerra mundial. Por ter sido um pólo automotivo usado para construir material para a guerra (jipes, caminhões, motos, etc.), Stuttgart foi muito castigada durante a guerra por vários bombardeios, o que culminou com a destruição de muitas áreas da cidade.

Um lugar que não pode deixar de ser visitado é o quarteirão onde o palácio real está localizado.


Nesta região existem muitas atrações para serem vistas como o próprio palácio, Os jardins barrocos, a casa de ópera (foto abaixo) e a praça Schloss. Nesta praça os jogos da copa do mundo foram transmitidos em grandes telões. Nesta mesma praça é possível se achar vários bares e restaurantes muito bons.


A conferência

A conferência que eu participei se chama EUNICE 2006 (http://www.ikr.uni-stuttgart.de/eunice2006/). Ela não é uma conferência muito grande e a idéia principal dele é estimular estudantes de doutorado a produzir artigos científicos. Eu tive um artigo aprovado como um pôster e essa foi a razão da minha viagem a Stuttgart. Ps.: Todos os custos pagos pela Universidade de Twente... ô vidão! :) Na foto abaixo estou eu "posando" com o meu pôster.


Conheci muita gente legal nessa conferência, até um brasileiro que estuda em Helsinki estava por lá. O engraçado foi que descobri que ele era brasileiro no segundo dia de conversa :) Bom, com um grupo maneiro de pessoas, os eventos sociais foram muito agradáveis. Então vamos a eles...

Os eventos socias
Ahhh... os eventos socias. A melhor parte de uma conferência/congresso :) Os eventos socias do EUNICE 2006 foram muito bons e muito bem organizados (como era de se esperar de qualquer evento realizado na Alemanha). Os eventos sociais começaram no domingo do dia 17 de setembro (sim, este post está atrasado para caralho... falta de tempo é foda) com uma caminhada guiada pela cidade de Stuttgart. No dia 18 de setembro a janta de recepção foi numa torre de TV construída em 1956.



Do topo da torre é possível se ter uma visão muito bonita da cidade de Stuttgart, especialmente a noite.


A janta foi com comida italiana e vinho alemão. Até que foi uma boa combinação... ambos estavam muito bons. Eu fiquei um pouco desapontado pois estava esperando comida típica alemã e para a minha felicidade ela foi servida no dia seguinte num jantar "flutuante".


O jantar foi servido em um barco que nos levou para um tour pelo rio Neckar que atravessa por boa parte de Stuttgart. Do barco deu para ver os parrerais que crescem em morros próximos a margem do rio. Muito show!


Bom... eu falei que queria comer comida típica alemã. Gente... que comida boa... a culinária alemã está entre as minhas favoritas. No prato abaixo está, entre outras comidas, o Spâtzle. Sem comentários de bom que estava a janta.


Para fechar com chave de ouro os eventos os sociais, o último dia de congresso terminou com uma visita ao museu da Mercedes-Benz. Para quem não sabe, Stuttgart sedia as fábricas da Mercedes-Benz, Porsche e DaimlerChrysler. Como se pode notar, só carrinho meia-boca se fabrica por lá :P Na foto abaixo se pode ver a parte exterior do museu da Mercedes.


A parte interna do museu é bem no estilo futurista com elevadores no formato torradeira e vídeos com alta resolução projetados nas paredes.


O museu da Mercedez é uma coisa que não dá para perder a oportunidade de visitar se possível. Recomendo ir de manhã e passar o dia inteiro por lá... tem muita coisa (carros principalmente :P) para ver. Eles também mostram um pouco da história mundial desde que a Mercedes-Bens foi fundada.


Por lá é possível se achar vários carros famosos que passaram pela história da Mercedes. Na foto abaixo estou ao lado do papa-móvel usado pelo papa João Paulo II.


Outro carro famoso é a McLaren que o Mika Hakkinen pilotou quando ele foi campeão de F1 em 1999. Uma vez mais, estou eu ao lado do carro de F1 do Mr Hakkinen.


Para encerrar este post não posso deixar de falar do simulador que tem no museu. Tchê... é muito maneiro. São cinco minutos de simulação com todos os carros de corrida fabricados pela Mercedes-Benz desde o tempo das famosas "baratinhas" até os tempos atuais.


A simulação do carro de F1 é no autódromo de Monte Carlo. Nossa... indiscritível. Dá para sentir o volante trepidar e a sensação que tu estás indo "beijar" o muro de tão veloz que o carro (simulador) vai. Nota 10 para o museu... e para o simulador também (hehehe).

A propósito... o próximo EUNICE vai ser aqui em Enschede na Universidade de Twente e vai ser organizado pelo meu orientador. Ele já me adiantou que vou ficar responsável por alguns eventos sociais. Bom... idéias eu já tenho, só vamos ver se ele concorda :P

That's all folks! Até o próximo post!

EUNICE 2007 Enschede

2 comments:

Rafael Huff said...

Filho de uma mãe! Que saudades dessa região! Já devo ter te falado milhões de vezes, mas eu morava a uns 30Km ao sul de Stuttgart. Porra, deu saudade de todos os lugares, e ainda para acabar comigo tu vens me falar de Spätzler??? Muito bom!!! Tinhas que ter provado também Maultasche e tomado uma Das Echte por mim!

Quando é que tu vens mesmo para o Brasil?

Abraço!

Anonymous said...

Oi vizinho! Muito educativo-informativo esse teu blog, hein? :) Mas, me conta uma coisa, por que se chama Eunice esse evento? Parece nome de furacão :P
Um abraço!