Saturday, May 06, 2006

Liberation day

Ontem, dia 5 de maio, comemorou-se em toda a Holanda o Dia da Libertação (Liberation day). No dia da libertação, os holandeses celebram o fim da ocupação da Holanda pelo exército alemão durante a segunda guerra mundial. Na noite anterior, as 20hs, os holandeses recordam as pessoas que morreram durante a guerra com 2 minutos de silêncio. Eu vou comentar um pouco como foram esses dias aqui em Enschede.

No dia 4 de maio a maioria das casas e edifícios públicos hastearam as bandeiras a meio mastro em homenagem aos mortos na guerra. Na noite do mesmo dia, eu estava no meio de uma partida de tênis com meus colegas de holandês e exatamente as 20hs, sirenes e sinos tocaram por toda a cidade, incluindo no campus da universidade, onde a gente estava jogando. Após as sirenes e sinos, silêncio total no campus. Pessoas que estavam andando de bicicleta ou de carro pararam e ficaram de pé, imóveis, por 2 minutos. Eu fiquei impressionado com isso, achei que não fosse tão a sério isso, tanto que comecei a falar no meio dos 2 minudos de silêncio, e os meus colegas fizeram sinal para eu ficar quieto :P

Já no dia 5 de maio, as bandeiras foram hasteadas por completo, para celebrar a desocupação alemã. Ao contrário da noite anterior ao dia 5; muita festa pela cidade: música, comida e bebida por todo os cantos. É interessante comentar que uma vez a cada cinco anos eles organizam uma parada com o desfile dos veteranos de guerra e carros de combate da época. Infelizmente isto aconteceu no ano passado, quando eu ainda não estava aqui :( Mas mesmo assim a festa deste ano valeu a pena :)

2 comments:

Anonymous said...

Ufa, que susto!
Quando vi o título desse post, pensei que tu tivesse resolvido te "liberar" na Holanda... :-P

Huff

Anonymous said...

Pior que eu pensei o mesmo que o teu amigo Huff .... huahuahauhauahuahaua....

Maicon