Sunday, July 08, 2007

Prestação de serviços na Holanda

Depois de quase 2 meses sem Internet em casa, finalmente ela voltou! Aproveito então este post pra falar um pouco sobre um pequeno problema que a Holanda tem: atendimento ao cliente.
Infelizmente o atendimento ao cliente deixa muito a desejar por aqui! Isso pode ser visto em qualquer situação onde você dependa de alguém fazendo alguma coisa por você, o que por sinal é a definição de serviço :) Vou dar três exemplos:

1) Restaurantes:
Ainda lembro dos tempos na Lima e Silva onde eu podia sentar e prontamente algum garçom viria pra anotar meu pedido. Por aqui, você pode sentar e, às vezes, nem ser notado. Nada que uma gesticulada não resolva entretanto :) Mas falando mais em geral, comparado com o Brasil o tempo de espera é muito maior aqui entre o momento que você senta e o momento que você paga a conta. Isso não muito problemático se você estiver disposto a ficar a toa (hehehe)

2) Lojas:
Eu gosto dos atendimentos nas lojas daqui porque os vendedores não vem te importunar dando opiniões sobre coisas que você não perguntou. Nesse ponto o atendimento nas lojas daqui é bem melhor, pois eu detesto ir em alguma loja e ter que aturar um vendedor tentando te empurrar algum produto.

3) Companias (telefônicas, internet, etc.):
Hmmm... companias em geral... muito ruim. Por 'default' leva quase um mês pra se ter Internet instalada, por exemplo. Um mês no caso que a compania provedora de Internet realmente se preocupou com o teu pedido. Caso contrário leva mais um mês pra instalar. Isso foi o que realmente aconteceu comigo. Pedi Internet pela Orange e eles me prometeram instalar ela no final de maio. Final de maio veio e nada de Internet. Liguei pra reclamar e eles me informaram que havia um problema no meu pedido. Perguntei então porque eles levaram um mês para verificar o problema e não me comunicaram antes. Resposta padrão: "Acreditamos que foi um problema no sistema". OK, pedi então como eles irão resolver a falha deles e eles me falaram que outro pedido seria realizado. Até aí tudo bem, pedi então quanto tempo para eu ter a Internet instalada e eles me falaram que levaria mais um mês. P... que pariu... falei que não tinha nada a ver com a falha deles e que queria a Internet em 2 semanas. Resposta deles: "Perdão, mas isso não vai ser possível, Sr." Perguntei porque não e eles responderam que não faz parte do protocolo... (sem comentários). Bom... esperei por duas semanas e liguei novamente para pedir a situação do meu pedido. A mulher que me atendeu falou que meu pedido não estava no sistema. Nossa... fiquei realmente indignado com isso. Pedi pra cancelar e ainda fiz uma piada que achei ela não precisasse fazer nada, pois eu não estava no sistema :) No mesmo dia então fiz um pedido pela Tele2, uma cia. britânica... me prometeram instalar em três semanas (o que eu achei demais também), mas após três semanas a Internet foi instalada como prometido.

Bom... é como eles dizem por aqui... "If you can, do it by yourself" :)

2 comments:

Unknown said...

Cara, na Suécia é exatamente assim também. Uma bosta.

Nuno J. Lopes said...

oi,

estou de partida para amesterdao.
Quais os serviços que eu posso ter á disposição para ter acesso á internet?
Aqui em portugal tem empresas que tem os 3 serviços "internet, tv e telefone". Na holanda tb existe empresas do genero? Quais?

Obrigadão pela tuas dicas