Saturday, April 29, 2006

Queen's day

Hoje, dia 29 de abril, comemorou-se o dia da rainha ("Koninginnedag") por toda a Holanda. O dia da rainha é celebrado com muita festa, música, comida, cerveja transbordando e bares lotados. Algo interessante sobre esse dia é que ele é o único dia que os holandeses podem vender coisas nas ruas, ou seja, atuar como camelôs por um dia.
Eu fui de tarde dar uma conferida no centro de Enschede para ver como o dia da rainha estava por aqui. Para variar, o tempo não ajudou... nublado e com chuva de granizo em alguns momentos, mas também com períodos de sol... bom, normal vindo do clima maluco holandês :) A cidade de Enschede estava lotada... por onde se andava (ou tentava-se) era fácil encontrar pessoas se desfazendo de coisas antigas (teve uma guria que me ofereceu uma almofada transparente forrada com penas laranjas por € 0.50) fazendo muita festa pelos diferentes "party points" distribuídos pela cidade. A foto abaixo é para se ter uma idéia como os bares estavam hoje de tarde por aqui.



Rolou uma rave muito bala (foto abaixo) em uma rua estreita de Enschede. A rave começou por volta das 13hs e até o momento que eu saí de lá (18:30hs) a festa estava rolanda ainda.



Dizem que o "quente" é ir para a Amsterdam ou alguma outra cidade grande durante o dia da rainha. Bom, ano que vem Amsterdam que me aguarde :) Quem quiser saber mais informações sobre o Queen's day, pode conferir no site: Queen's day - Wikipedia

2 comments:

Unknown said...

Mas, me diz, a "coroa", apareceu? :)

Tiago Fioreze said...

Sim, apareceu... mas não no dia dela :) Ela esteve na Universidade onde estudo para assistir a aula inaugural de um professor que é membro da família real. Infelizmente eu não estava em Esnchede nesse dia :(