Thursday, December 20, 2007

Permissão Internacional para Dirigir (PID) / International Permission to Drive (IPD)

Eu criei este blog originalmente para mandar notícias minhas de fora do Brasil. Mas hoje vou fazer o caminho inverso.

Estando aqui no Brasil e falando com o meu cunhado esses dias, o mesmo comentou sobre um documento para se ter permissão de dirigir fora do Brasil chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir). O PID pode ser solicitado por motoristas habilitados no Brasil e com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida. O PID é impresso em 7 idiomas: Português, Espanhol, Russo, Árabe, Inglês, Alemão e Francês; e pode ser usado nos países signatários da convenção de Viena. Vale dizer também que a validade do PID é a mesma da CNH.

De posse dessas informações, eu fui então a um dos escritórios do DETRAN-RS aqui em Santa Maria, e a obtenção do PID foi muito simples. Precisei somente apresentar um comprovante de residência no RS (que no caso foi o endereço da minha irmã) e a CNH. Também tive que efeturar o pagamento de R$ 38,50, depois do qual fui orientado a aguardar alguns dias para receber a permissão. Muito fácil e simples... surpreendente até, eu diria, vindo da famosa burocracia brasileira.

Para maiores informações sobre o PID, acessem o seguinte link no site do DENATRAN.  

Abraço a todos!

---

This blog was originally created for me to post some news of mine from abroad. However, this post will be the other way around.


Spending my vacation days here in Brazil, I took the opportunity to talk with my sister's boyfriend some days ago and he told me about a document, named PID (Permissão Internacional para Dirigir) or IPD (International Permission to Drive), whether literally translating into English. IPD is a document that can be requested by Brazilian drivers who have a valid national driving licence (CNH). IPD is printed in 7 different languages: Portuguese, Spanish, Russian, Arabic, English, German, and French; and it is allowed to be used in those countries that signed the Vienna Convention on Road Traffic. In addition, it is worth of saying that the IPD expiration date is the same as the CNH one.


With all the information above in mind, I went to one of the DETRAN-RS branches in Santa Maria in order to apply for my IPD. The process for obtaining my IPD was quite simple. I just needed to present a proof of residence and my CNH document. I also had to pay R$ 38,50 for the request of my IPD. I was then informed that I should wait some days till my IPD is ready. I gotta say that I found the request process quite easy and simple... in such a way surprising, due to the very famous Brazilian bureaucracy.


For more information regarding the IPD, please take a look at here (link in Portuguese).


Stay cool!!!

Tuesday, December 18, 2007

Meu álbum de fotos / My photo album

Com bastante tempo livre nas minhas férias, eu tenho dedicado um tempo para o meu hobby favorito: fotografia. Eu criei um pequeno portfolio de fotos com aquelas fotos que eu julgo como as melhores. As fotos podem ser conferidas no meu álbum de fotos do Picasa.


O portfolio de fotos é dividido em vários álbuns, cada um deles representando uma categoria, tal como "Pessoas" ou "Preto&Branco". A maioria das fotos tem a localização exata donde elas foram tiradas e também contêm legenda.


Bom... eu espero que vocês curtam ver as fotos assim como eu curto tirá-las :) Comentários a respeito das fotos são mais que bem-vindos.


Abraço a todos!

----


With a lot of spare time during my vacation, I have been taking some time to dedicate myself to my favorite hobby: photography. I have created a small photography portfolio with those photos taken by me that I judge as my best ones. The photos are available at my Picasa Web album.

The photography portfolio is divided into several albums, each one of them representing a category such as "People" or "Black&White". Most of the photographs are provided with the exact locations where the photos were taken from as well as with captions.


Well... I hope you enjoy seeing them as I enjoy taking them :) Any comments regarding the photos are more than welcome.


Stay cool!!!

Tuesday, November 27, 2007

Orgasmo eletrônico

Eu sei que o título do post soa meio estranho, mas é o que melhor define a sensação sentida ao usar pela primeira vez um iPhone. Para aqueles que não sabem o que é um iPhone, dêem uma olhada aqui.
Tive a chance de conhecê-lo em São Francisco, California em uma das lojas da Apple. A interface com o usuário é excelente. Alguns clicks na tela touchscreen do iPhone e o que tu procuras aparece. Muito mais simples que os telefones com cursores. Se alguém tiver a oportunidade de conhecê-lo, se prepare para o orgasmo eletrônico :)

Abraço a todos!

Thursday, November 08, 2007

Bruxelas, Delirium Café e apresentação na comissão européia

Voltei de viagem do congresso em São José, Califórnia e fui direto pra Bruxelas onde fui convidado pra participar de um workshop, onde apresentei meu trabalho de doutorado em um dos prédios da Comissão Européia. Confesso que foi um passo importante na minha carreira, o que, momentos antes da minha apresentação, me deixou consideravelmente ansioso. Chegado o momento da minha apresentação, tentei quebrar o gelo com uma piada inicial sobre o meu "jet lag", o que fez alguns rirem e outros nem tanto :) Passado o nervosismo, a apresentação transcorreu muito bem, com várias perguntas e ótimos comentários no final. Saí de lá, muito satisfeito e feliz com o meu trabalho.

Mas dias antes da apresentação, aproveitei pra conhecer um pouco Bruxelas juntamente com uma amiga minha que vive por lá. Devido aos poucos dias em Bruxelas e de ter trocado o dia pela noite na maior parte do tempo devido ao "jet lag", conheci somente a região central, chamada de "Grand Place". Recomendo a visita a ela durante à noite, quando as luzes dão um efeito muito bonito nas construções antigas que se encontram por lá.  Aproveitamos o passeio pelo centro e fomos terminar a noite no melhor bar que já conheci até hoje, chamado de Delirium Café. O lugar reune em um só local uma excelente atmosfera com decoração típica, uma ótima seleção musical e um assortimento de mais de 2000 tipos diferentes de cerveja. Tem até um reconhecimento desse fato pelo Guinness book.  Se fores para Bruxelas, Delirium Café é parada mais que obrigatória!

Abraço a todos!
 

Mais sobre o terremoto...

Só adicionando mais informações sobre o tremor... escrevi o post anterior de manhã durante o intervalo das apresentações. Acabadas as apresentações da manhã, fui então para o meu quarto de hotel preparar uma apresentação. Ainda um pouco impressionado com o tremor do dia anterior, eis que um outro acontece exatamente 20hs depois do primeiro. Nossa... durou 10 segundos, foi menos intenso (3.8) que o primeiro (5.6), mas foi o que mais me assustou (sim, houve um terceiro tremor no dia seguinte, mas eu estava em São Francisco... felizmente). Fiquei assustado por duas razões: 1ª) Eu sabia dessa vez do que se tratava e 2ª) eu estava no 17° andar. Se o tremor continuasse, eu acredito que não teria tempo de descer pro saguão do hotel, pois os elevadores estariam bloqueados devido ao sensor de tremor instalado neles e descer 17 lances de escada em menos de 1 minuto seria um recorde pro Guinness book.
Felizmente estou em casa agora, onde o único perigo é da Holanda ser parcialmente alagada devido ao aquecimento global :), segundo Al Gore no seu filme "Uma verdade inconveniente". 

Wednesday, October 31, 2007

O primeiro terremoto a gente nunca esquece

Primeiro de tudo... uau! Nunca pensei em passar por uma experiência como essa, e depois de ter passado... uau! :) Foram aproximadamente 12 segundos, mas a sensação foi que o tempo parou. Só para dar o contexto, estou escrevendo de San José, California, onde estou participando de uma conferência. Ontem a noite, por volta das 8hs, nós estavamos no evento social da conferência, realizado no San Jose Tech Museum of Innovation, e de repente o prédio inteiro começou a balançar... a reação de todos foi... nenhuma. Todo mundo ficou imóvel tentando entender o que estava acontecendo... depois de passado, os locais, apavorados por sinal, informaram que aquilo realmente se tratava de um terremoto e não era uma simulação do museu :) A experiência foi realmente única e, graças a Deus, nada mais sério aconteceu... mas a sensação de incapacidade durante os segundos do terremoto foi algo impressionante.  

Estou escrevendo no intervalo das palestras, vou tentar dar mais detalhes assim que conseguir.

Abraço a todos!

Sunday, October 14, 2007

Churrasco "elétrico"

Sempre saudoso ao ouvir os meus pais falando que prepararam aquele churrasco no domingo, eu decidi ir atrás dos bons tempos. Comprei então uma churrasqueira elétrica para poder preparar churrascos aos domingos :) A churrasqueira elétrica tem duas grelhas e um depósito para os pingos de gordura, é muito prática e fácil de limpar. Este domingo então, 14/10, botei um CD buenacho (vide dicionário gaúches :)) dos Serranos, comprei umas bistecas de porco e de ovelha. Eu sei, eu sei... nem se compara aos tradicionais pedaços de carnes do churrasco gaúcho, mas como diria o ditado: "quem não tem cão, caça com gato".
Para completar o churrasco dominical, comprei uma salada de maionese holandesa... muito ruim, por sinal.
Não adianta, holandês não nasceu pra saber como preparar churrasco ou acompanhamentos do mesmo. Preparei até um arroz para acompanhar a maionese, mas ela tava tão enxuta que a mistura não teve o resultado esperado (hehehe).
Bom... tirando a maionese, o churrasco foi bom. Ao embalo de músicas do Serrano tipo "Namoro de sítio", a churrasqueira elétrica não decepcionou e preparou um bom churrasco. Tenho agora algo pra me interter aos domingos de meio-dia e matar um pouco a saudade dos ótimos domingos com o churrasco preparado pelo pai. A propósito pai, nem se compara aos churrascos que o senhor prepara. Ah, tenho que agradecer a minha irmã e ao meu cunhado pela farofa temperada trazida do Brasil. Valeu gente, fez a diferença :)
Bom domingo a todos!

Thursday, October 11, 2007

Rainha da Holanda e meu aniversário

Ontem, dia 10, celebrei o meu 28º aniversário. Sem falar dos cabelos brancos que já estão aparecendo, ontem foi um aniversário com um toque real. A rainha da Holanda, Beatrix Wilhelmina Armgaro, visitou a Universidade de Twente juntamente com o presidente da Alemanha, Horst Köhler. Não iria deixar essa chance de vê-la escapar, então deixei o escritório para ir até o local da chegada.
Enquanto esperávamos pela chegada, um fato engraçado ocorreu. Normalmente os gramados da universidade são habitados por um grupo de gansos. Só que dessa vez os gansos estavam na área de pouso, o que obrigou os responsáveis pela chegada da Rainha a afugentar eles :)
Bom, se eles não fossem afugentados, os gansos literalmente voariam dali de qualquer forma, pois os helicópteros chegaram levantando poeira :)
No total 3 helicópteros desceram no área de pouso improvisada. Confesso que não conheço a maioria das pessoas que sairam de dentro deles :) O helicóptero da rainha foi o último a chegar para o alvoroço do pessoal que estava lá esperando.
A foto abaixo mostra melhor a rainha Beatrix. Para aqueles que não a conhecem, ela é a que está no centro com o chapéu maior. A propósito, ela é conhecida pelo constante "desfile" de chapéus :)
Bom, a rainha não veio cumprimentar os seus súditos. Ela embarcou no ônibus real e foi para um dos prédios da universidade, onde o encontro com o presidente da Alemanha e demais autoridades aconteceu. Entretanto, o povo holandês não deixa de amar ela. Ela e boa parte dos membros da família real têm bastante carisma por boa parte da população holandesa.
Olha, este aniversário vai ficar marcado de forma especial pela visita da rainha. Tendo ela indo embora, fui celebrar da maneira que eu melhor conheço. Cerveja com a presença dos amigos em um dos pubs da cidade :)

Um abraço a todos! Ahhh... valeu pelas fotos, Luiz Olavo.

Sunday, September 16, 2007

EuroTour 2007

No mês passado a minha irmã e meu cunhado, Marcelo, vieram passar algumas semanas por aqui. Aproveitando a vinda, partimos para um tour pela Europa. Como o Marcelo já criou um blog com fotos especialmente pra isso, só vou colocar o link aqui :)
EuroTour 2007

Sunday, July 08, 2007

Global warming?

O clima por aqui tem estado bem atípico. Em abril tivemos temperaturas de verão e agora que estamos no verão não pára de chover. Faziam 2 semanas e meia que não parava de chover por aqui e fazia frio... muito deprimente! Parecia que o frio do outono tava voltando. Finalmente ontem a chuva resolveu dar um tempo e o sol apareceu. Entretanto a previsão é de mais chuva por vir :\

A foto abaixo mostra um pôr-do-sol muito bonito que aconteceu por aqui um tempo atrás.

Prestação de serviços na Holanda

Depois de quase 2 meses sem Internet em casa, finalmente ela voltou! Aproveito então este post pra falar um pouco sobre um pequeno problema que a Holanda tem: atendimento ao cliente.
Infelizmente o atendimento ao cliente deixa muito a desejar por aqui! Isso pode ser visto em qualquer situação onde você dependa de alguém fazendo alguma coisa por você, o que por sinal é a definição de serviço :) Vou dar três exemplos:

1) Restaurantes:
Ainda lembro dos tempos na Lima e Silva onde eu podia sentar e prontamente algum garçom viria pra anotar meu pedido. Por aqui, você pode sentar e, às vezes, nem ser notado. Nada que uma gesticulada não resolva entretanto :) Mas falando mais em geral, comparado com o Brasil o tempo de espera é muito maior aqui entre o momento que você senta e o momento que você paga a conta. Isso não muito problemático se você estiver disposto a ficar a toa (hehehe)

2) Lojas:
Eu gosto dos atendimentos nas lojas daqui porque os vendedores não vem te importunar dando opiniões sobre coisas que você não perguntou. Nesse ponto o atendimento nas lojas daqui é bem melhor, pois eu detesto ir em alguma loja e ter que aturar um vendedor tentando te empurrar algum produto.

3) Companias (telefônicas, internet, etc.):
Hmmm... companias em geral... muito ruim. Por 'default' leva quase um mês pra se ter Internet instalada, por exemplo. Um mês no caso que a compania provedora de Internet realmente se preocupou com o teu pedido. Caso contrário leva mais um mês pra instalar. Isso foi o que realmente aconteceu comigo. Pedi Internet pela Orange e eles me prometeram instalar ela no final de maio. Final de maio veio e nada de Internet. Liguei pra reclamar e eles me informaram que havia um problema no meu pedido. Perguntei então porque eles levaram um mês para verificar o problema e não me comunicaram antes. Resposta padrão: "Acreditamos que foi um problema no sistema". OK, pedi então como eles irão resolver a falha deles e eles me falaram que outro pedido seria realizado. Até aí tudo bem, pedi então quanto tempo para eu ter a Internet instalada e eles me falaram que levaria mais um mês. P... que pariu... falei que não tinha nada a ver com a falha deles e que queria a Internet em 2 semanas. Resposta deles: "Perdão, mas isso não vai ser possível, Sr." Perguntei porque não e eles responderam que não faz parte do protocolo... (sem comentários). Bom... esperei por duas semanas e liguei novamente para pedir a situação do meu pedido. A mulher que me atendeu falou que meu pedido não estava no sistema. Nossa... fiquei realmente indignado com isso. Pedi pra cancelar e ainda fiz uma piada que achei ela não precisasse fazer nada, pois eu não estava no sistema :) No mesmo dia então fiz um pedido pela Tele2, uma cia. britânica... me prometeram instalar em três semanas (o que eu achei demais também), mas após três semanas a Internet foi instalada como prometido.

Bom... é como eles dizem por aqui... "If you can, do it by yourself" :)

Thursday, March 29, 2007

Meias brancas

Tinha tanto pó e teia de aranha no meu blog que tava difícil de eu achá-lo. Esta é a razão de todo esse tempo sem novos "posts" :P Bom, ainda tenho que colocar um post falando sobre as minhas férias no Brasil e também a minha ida a Londres, onde aproveitei para fazer uma visita pro Egon. Mas hoje vou comentar sobre um repelente de mulheres holandesas: meias brancas.
As meias brancas realmente são algo que causam certa repulsa as holandesas, assim como arrotar ou tirar caca do nariz.


Não que eu não faça os dois ultimos citados, só não faço em público (com exceção de arrotar em churrascos e roda de amigos sem a companhia de mulheres). Também tinha o hábito de usar meias brancas aqui, agora este uso está extritamente limitado quando realizo atividades esportivas. Meias brancas com calças Jeans e tênis = repelente. Fui descobrir isso ano passado quando um dos meus estudantes avistou minhas meias brancas quando voltávamos de Utrecht de trem. Eis o diálogo:

Estudante: "Tiago, posso fazer um comentário sobre as tuas meias?"
Eu, encucado com a pergunta, respondi: "Claro! O que tem de errado com as minhas meias?"
Estudante: "Nada de errado com as meias em si, só com a cor delas."
Eu: "O que tem de errado com a cor branca?"
Estudante: "Olha... se tu quiser achar uma namorada holandesa, eu recomendaria tu parar de usar meias brancas com calça e tênis. Isso é uma das primeiras coisas que as mulheres daqui reparam nos homens."

Fiquei encucado com isso, mas como esse meu estudante gosta de sacanear, deixei por isso, mas realmente diminuí o uso de meis brancas desde então. Eis que semana passada eu esgotei as minhas meias não-brancas e fui para a universidade com meias brancas, calças Jeans e tênis (a combinação mortal conforme o meu estudante). Não deu outra, estávamos tomando café depois do almoço e o assunto meias brancas "surgiu". Estávamos eu e mais um outro brasileiro recém chegado usando meias brancas. A única diferença é que ele estava vestindo meias curtas. Então nós perguntamos se era verdade a história sobre as meias brancas para uma das holandesas e ela respondeu:

- "Se tu usares meias brancas curtas, até que não tem problema. Mas as meias que o Tiago está usando...". A mulher interrompe o diálogo e faz uma cara de quem foi repelida por alguma coisa... imaginem o quê :\

Bom... só para informar que parei de vez de me aventurar com as meias brancas :)

Abraço a todos!

Monday, January 01, 2007

Chuva pra que te quero...

Tem feito muito calor esses dias que estou em casa. A temperatura está 32℃ em média, mas existem dias que ela vai muito além disso. Ontem a tarde, dia 31/12/06, o dia estava como vários outros dias daqui, ou seja, muito calor e tempo seco. Decidi então comer aquela melancia bem gelada para dar uma refrescada e rehidratar o corpo véio. Depois de alguns minutos comendo o pedaço de melancia eis que algo muito bom veio... uma chuva de verão. Cara... me obriguei a tomar um banho de chuva, coisa que eu não fazia propositalmente por anos.


Eu digo propositalmente, pois sou acometido de tomar inconvenientes e gelados banhos de chuva na Holanda quando estou indo pra universidade :\ Quanto a melancia que eu estava comendo, não parei de comer enquanto tomava banho de chuva (hehehe). Nossa... banho de chuva quando está um calor dos infernos poderia ser considerado um dos prazeres da vida :P


Mais uma semana no Brasil e minhas férias terminarão. Até agora minhas férias tem sido melhor que o planejado. Tem sido muito bom mesmo... nos próximos posts contarei como elas foram. Um grande abraço a todos e FELIZ 2007.